Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meu Orgão - Bolsa Reservatória


INTRODUÇÃO

A Bolsa Reservatória , é um órgão em um formato esférico que se assemelha ligeiramente com a Bexiga Urinária, e tem como principal função o armazenamento de sangue oxigenado.

FUNÇÃO

A BR (Bolsa Reservatória) tem como função, dá suporte ao organismo de uma quantidade de sangue oxigenado (em torno de 500 ml) que será usado quando o organismo sofrer uma carência, Ex: Parada Cardíaca.
Esta quantidade de sangue irá fazer com que o corpo e principalmente o coração e cérebro mantenham-se irrigados por sangue oxigenado por pelo menos 12 a 15 minutos, facilitando assim o atendimento médico devido.

A Bolsa Reservatória é localizada anteriormente ao coração, nela pode se encontrar uma artéria e duas arteríolas, sendo elas: Artéria da Bolsa Reservatória, Arteríola da Bolsa Reservatória Direita e Arteríola da Bolsa Reservatória Esquerda. (Veja na Imagem 1)



Imagem 1

Parte do sangue oxigenado que vem pelo Ramo Ascendente da Artéria Aorta nutre a Artéria da Bolsa Reservatória, passando primeiro pelo Segundo Óstio da Artéria da Bolsa Reservatória, e sai da mesma pelo Primeiro Óstio da Artéria da Bolsa Reservatória, desemborcando na Bolsa Reservatória, este sangue irá preencher todo o espaço da Bolsa e será escoado por meio das Arteríolas da Bolsa Reservatória Direita e Esquerda; o sangue que será escoado, irá passar pelo Primeiro e Segundo Óstio das Arteríolas da Bolsa Reservatória, que são a Direita e a Esquerda, essas arteríolas irão atravessar o Pericárdio, e desemborcaram nas Artérias Coronárias, dando suporte na oxigenação do coração. (Veja na Imagem 2)



Imagem 2

Na BR, existe uma membrana revestidora que envolve a mesma; e é chamada de: Membrana de Revestimento da Bolsa Reservatória, cuja a mesma tem natureza muscular.(Veja na Imagem 2

Quando ocorrer algum evento que o organismo necessitará de uma oxigenação; o Sistema Nervoso mandará  uma mensagem para a Bolsa, que irá instantaneamente se comprimir; com isso ela se esvaziará, liberando sangue rico em oxigênio para a Artéria da Bolsa Reservatória, e também para as Arteríolas da Bolsa Reservatória Direita e Esquerda, nutrindo assim o coração; o sangue liberado na Artéria da Bolsa Reservatória irá desemborcar no Ramo Ascendente da Aorta, que escoará uma parte do sangue para as Artéria do Tronco Braquiocefálico, Artéria Carótida Comum Esquerda e Artéria Subclávia Esquerda, garantindo assim a oxigenação do Cérebro, o sangue restante escoará para o corpo pelo percurso do Arco da Aorta, passando depois pelo Ramo Descendente da Artéria Aorta e assim em diante.


A inervação da BR é de forma extrínseca que provém de nervos situados fora dela. (Veja na Imagem 1) A inervação extrínseca deriva do sistema nervoso autônomo, isto é, simpático e parassimpático. Fisiologicamente o simpático irá comprimir a Bolsa quando o sangue necessitará ser usado, e o parassimpático relaxará a bolsa, que voltará a sua forma normal.

A Bolsa Reservatória se origina na 3ª semana de desenvolvimento do feto pelo folheto germinativo chamado Mesoderma

O Tecido presente na BR é muscular, e as células funcionais existentes são únicas e musculares, com capacidade de contração e ricas em elastina, sua forma tem aspecto longitudinal e não produz MEC (Matriz Extra Celular).
O núcleo das mesmas são localizados não necessariamente na periferia, e vão estar unidas por uma área chamada junção intercalar.              

                                 Imagem 3


Imagem 4


 Estas células precisam de um monossacarídeo chamado Glicose para o seu funcionamento, elas estão associadas ao Ciclo de Krebs (que faz parte da respiração celular).
Sua maquinaria bioquímica necessita da presença de Actina e Miosina, que passaram pela membrana plasmática por meio das proteínas de canais iônicos, que permitem a capacidade de contração do orgão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário